Pingos de Tocha

Ingredientes

Para a Calda Fria
200 g de açúcar
2 dl de água

Para os Fios de Ovos
12 gemas
1 kg de açúcar
4 dl de água

Para o fondant
375 g de açúcar em pó
11 colheres (sopa) de água
sumo de 1/2 limão

Dificuldade: Média
Tempo de preparo: 2 Horas
Rendimento: 6 Pessoas

Prepare a calda fria, levando ao lume o açúcar com a água e deixe ferver, durante um minuto. Retire do lume e reserve até arrefecer.

Confeccione agora os fios de ovos. Separe as claras das gemas. Com o auxílio de um passador de rede fina, passe as gemas duas vezes. Reserve-as.

Depois, coloque num tacho largo, o açúcar e a água. Leve ao lume, mexendo de vez em quando.

Quando o açúcar atingir o ponto assoprado, com a ajuda de um funil apropriado, verta as gemas e deixe escorrê-1as em fio e em movimentos circulares. Baixe um pouco o lume e deixe-as cozer.

Seguidamente, com uma escumadeira, retire ;~ pequenas porções de fios de ovos e mergulhe-os na calda fria que reservou. Escorra-os bem.

Numa tigela, coloque o açúcar, a água e o sumo de limão. Mexa com uma colher de pau até obter uma espécie de massa consistente, que se agarre à colher quando a levanta e se despegue com dificuldade.

Se este fondant estiver muito rijo, adicione mais uma ou duas colheres de água; se estiver muito mole, misture um pouco mais de açúcar em pó, até obter a consistência desejada.

Depois, sobre uma superfície limpa, coloque montinhos de fios de ovos. Leve o fondant ao lume até ficar quase derretido e, aos poucos, deite-o sobre os montinhos de fios de ovos, de modo a que escorra e se entranhe neles.

À medida que o açúcar for solidificando, vá regando com mais. Por último, deixe secar uma ou duas horas e, de seguida, disponha os doces num prato.