Dobradinha com feijão branco

Ingredientes para 4 pessoas
900 g de bucho bovino
200 g de polpa de tomate
200 g de feijões brancos
100 g de queijo parmesão ralado
30 g de manteiga
30 g de bacon fresco
1 cebola
2 cenouras
2 batatas
1 talo de salsão
3 litros de caldo de carne
1 buquê de salsa
1 ramo de manjericão
3 folhas de sálvia
1 dente de alho
sal
pimenta do reino preta

Dificuldade: média
Tempo de preparo: 20 minutos, mais o tempo de molho
Tempo de cozimento: 3 horas e 45 minutos


Modo de preparo:
Coloque os feijões de molho numa panela cheia de água fria, deixe repousar por 12 horas e escorra-os. Cozinhe em bastante água por 1 hora e meia. Coloque sal, escorra novamente e reserve.

Descasque a cebola e lave o sal são e as cenouras. Lave e . descasque as batatas. Pique todas as verduras em tiras finas, reservando as batatas. Corte o bucho em tiras de 1 cm, depois de tê-Io lavado e enxáguado várias vezes.

Numa panela, derreta a manteiga em fogo baixo, acrescente o bacon, picado em pedaços pequenos, e o repicado de salsão, cenoura e cebola. Depois de alguns minutos, junte o bucho, deixe-o pegar sabor por 10 minutos, regue com o caldo de carne e cozinhe-o por pelo menos 1 hora, sempre em fogo baixo.

Acrescente a polpa de tomate e os cubos pequenos de batata e prossiga o cozimento por mais 1 hora. Retire as batatas com a escumadeira, amasse-as e recoloque na panela, juntamente com os feijões cozidos. Espere alguns minutos para que a gordura do bucho venha à tona, retire-a com a escumadeira e cozinhe por mais 5 minutos.

Lave a salsa, o manjericão e a sálvia e pique-os junto com o alho, descascado. Antes de apagar o fogo, tempere com o repicado aromático e uma porção de pimenta-do-reino, moída na hora. Polvilhe com o parmesão ralado e sirva bem quente em tigelas individuais.

O vinho
Há duas opções. Para os que preferem brancos, recomenda-se um de uvas Chardonnay mais seco. Para os amantes dos tintos, um de uvas Malbec argentino bem frutado.


Receitas Relacionadas:
Receitas mais atuais:
Receitas mais antigas: